Educação e informática: parceria e divergência.
Carolina Rodrigues Domingos
O mundo esta a cada dia mais tecnológico, o homem na cessa de inovar, por isso a sociedade exige que os profissionais sejam capacitados para atender as necessidades que essas tecnologias apresentam. A escola deve proporcional tal educação que agregue todas as necessidades do mercado de trabalho. È cada vez mais relevante que as escolas tenham o computador para que o aluno tenha acesso.
O professor poderá utilizar o computador como uma ferramenta a mais para a transmissão do ensino, mas para isso ele deve aprender a ensinar utilizando o computador, não bastara somente o conhecimento de conteúdo e metodologia de ensino o professor necessitara rever novas formas de estar inserindo o computador em sala de aula.com isso teremos um novo modo de ensinar, ao mesmo tempo em que promete novas possibilidades para a educação, a utilização de novas tecnologias no ensino exige do professor dominar funções básicas da microinformática, planejar e organizar aulas utilizando recursos da informática. (Fernandes,2008.p.3).
O computador poderá ser utilizado pelo professor de dois modos: instrucionista e construtivista. O instrutivista é aquele que administrarão processo de ensino, onde todas as informações que o professor precisa para executar o seu trabalho esta no computador, livrando o de correções de provas e trabalhos. Outro modo é o construtivista no sentido piagetiano, onde se constrói o conhecimento na cabeça do aluno.para Papert (2008,p.2) existem que contribuem para a construção do conhecimento diferente de Piaget,primeira é o aprendizado pelo modo de fazer,e a segunda é o aprendiz constrói algo do seu interesse onde envolve,o que terá mais significado para o aluno.
Para Valente (2008; p.2-3) o que contribui para a diferença entre essas duas maneira de construir o conhecimento é a presença de o computador onde o aluno construir algo. podemos disser que o construtivismo seria a melhor opção de metodologia para o professor utilizar , pois criaria um aluno com senso critico,,com criatividade ,também auxiliaria o aprendiz na demonstração do que ele esta aprendendo .
Porem com tantas tecnologias e inovação nos surge questões, por exemplo, o que sente o professor com as exigências de mudar, já que o computador parte de sua formação, nem mesmo do seu cotidiano. Sabemos que cada professor tem sua forma própria de trabalhar no desenvolvimento da aprendizagem, de aprender a ser, de conduzir a sua sala de aula, de utilizar métodos diferentes, de planejar aulas diferenciadas, de se relacionar com os alunos, de utilizar recursos pedagógicos, enfim, de enfrentar as questões do dia-a-dia. A forma como os professores irão se relacionar com o computador dependerá também de sua história individual, dos conhecimentos adquiridos, dos saberes construídos e da forma como se relaciona com os alunos.
A mudança na escola envolve muito mais do que formar um professor. É importante que alunos, professores, administradores e pais sejam capazes de superar barreiras de ordem pessoal, administrativa e pedagógica, com o objetivo de alcançar uma concepção interdisciplinar voltada para o desenvolvimento de projetos específicos de acordo com os interesses dos alunos e da comunidade. Além disso, a escola deve criar condições para que os alunos saibam recontextualizar o aprendizado, de acordo com sua realidade de vida, deve compreender suas potencialidades e ajudar-los a alcançar seus objetivos profissionais.
Professor e informática na educação, parceria e divergências.
Trabalho apresentado à disciplina Tecnologia e Informática em Educação – do curso de Pedagogia – da Universidade Norte Paranaense
Professor: Cyntia Simioni França
Londrina
2010
.
FACULDADE NORTE PARANAENSE-UNINORTE
________________________________________
Carolina Rodrigues Domingos
________________________________________
Londrina/Paraná
2010
domingo, 25 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário